Carreta Solidária leva ajuda a vítimas dos temporais no litoral norte de SP

Unidade móvel pode lavar até 400 quilos de roupas por dia.

Desde a manhã desta quinta-feira, 22, uma carreta solidária com capacidade para preparar 1.500 refeições por dia e lavar até 400 quilos de roupas chegou a Juquehy, em São Sebastião, região mais atingida pelas chuvas persistentes que causaram bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos e desabamentos no litoral norte paulista, além de afetarem o abastecimento de água e energia na região.

A carreta pertence à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, ADRA, e está instalada na Rua José Ferro, 1.117. O atendimento teve início ontem, dia 23, oferecendo serviço de higienização de roupas, lavando um total de 340 quilos e funcionando até as 2 horas da manhã, auxiliando 17 famílias. A carreta permanecerá no local pelo menos até o dia 25 de fevereiro.

As vítimas que tiverem interesse em lavar suas roupas devem procurar a unidade móvel e fazer seu cadastro gratuitamente.

Auxílio no imprescindível

Com a falta de água na região e sem condições no momento para comprar produtos de limpeza, muitos moradores de São Sebastião vão até a carreta para terem suas roupas lavadas.

Romário é natural do Maranhão, mas mora em Juquehy. A casa dele fica em uma área de risco. “Graças a Deus essa ação solidária chegou até nós. Estamos muito agradecidos. Hoje eu trouxe minhas roupas para serem lavadas e não tenho palavras para expressar minha gratidão a todos os que estão envolvidos nessa iniciativa de amor ao próximo. Cada um de vocês está fazendo uma grande diferença em nossas vidas e eu só tenho a agradecer. Que Deus abençoe cada voluntário envolvido nessa ação solidária”, destaca.

Segundo Lucas Bispo, voluntário da ADRA nesta ação, a experiência de auxiliar as vítimas é positiva. “Está sendo importante para mim, mas principalmente para as pessoas que foram atingidas aqui. A ADRA está fazendo a diferença. Lavar as roupas das pessoas que perderam tudo e não têm condições nem de pensar no básico agora é nobre. A carreta veio de longe e está ajudando demais”, comenta.

Carreta Solidária

Não é a primeira vez que a carreta solidária presta atendimento gratuito às famílias atingidas pelas consequências das chuvas. Nos últimos seis anos, a carreta da ADRA passou por mais de 40 cidades brasileiras. Cortando as estradas do Brasil, serviu mais de 110 mil refeições e lavou cerca de 150 toneladas de roupas.

A unidade móvel também já atendeu vítimas de tragédias, como a de Brumadinho, em Minas Gerais, além de vítimas dos deslizamentos de terra em São Paulo, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e prestou apoio no combate ao coronavírus.

Arrecadações

Além da carreta, a ADRA disponibilizou dezenas de pontos de arrecadação nos Colégios e Escolas Adventistas do Estado. Os itens arrecadados são:

– Material de limpeza
– Itens de higiene pessoal
– Fraldas P/M/G infantis e geriátricas
– Água mineral
– Cesta básica

Três compartimentos

O caminhão adaptado, de 45 m² de área útil, está dividido em três compartimentos: o primeiro é usado para o preparo de alimentação quente (até 1.500 refeições por turno), o segundo para a lavagem e secagem de roupas, com capacidade de entregar até 500 quilos de roupa limpa por dia, e o terceiro para a realização de apoio psicológico.

Para mais informações, acesse o site oficial da carreta solidária: https://adra.org.br/carreta

Colabore

A ADRA disponibilizou uma chave pix para receber doações. Os recursos arrecadados serão integralmente destinados às vítimas do temporal que afetou o Litoral Norte de São Paulo. A chave pix para doações é [email protected].

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros