Carreta Solidária da ADRA Brasil leva auxílio a desabrigados pelas chuvas no Paraná

Unidade móvel está estacionada na Estação Ferroviária de União da Vitória, oferecendo serviços essenciais aos atingidos pelas chuvas

Mais de 65 mil pessoas de 78 municípios paranaenses tiveram suas vidas impactadas pelas intensas precipitações que castigam a região desde o início de outubro. A situação é mais crítica em União da Vitória, onde o Rio Iguaçu alcançou a terceira maior cheia de sua história.

LEIA TAMBÉM:
ADRA mobiliza ações de ajuda em meio às enchentes em Santa Catarina

O gradual recuo das águas tem permitido o retorno de muitas famílias às suas residências em União da Vitória, São Mateus do Sul e Rio Negro. Entretanto, conforme relatório da Defesa Civil, mais de cinco mil pessoas ainda permanecem desabrigadas nestes três municípios, necessitando de suporte contínuo.

Voluntários prestam atendimentos para vítimas de fortes chuvas no Paraná. (Foto: Divulgação)

Carreta Solidária

Diante do cenário adverso, a ADRA Brasil (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) mobilizou uma ‘Carreta Solidária’ para prestar assistência às vítimas em União da Vitória, uma das cidades mais afetadas. Estacionada na Estação Ferroviária local, a carreta opera todos os dias das 8h às 18h, desde o dia 19 de outubro, oferecendo auxílio essencial à população desabrigada.

A iniciativa tem foco na preparação e distribuição de refeições, lavagem de roupas e oferecimento de apoio psicológico.

Nos últimos quatro dias, voluntários engajados prepararam e entregaram 2.100 marmitas aos abrigos municipais, além de higienizar 1.560 quilos de roupas.

Estrutura

A estrutura da Carreta Solidária, com 45 metros quadrados de área útil, é dividida em três compartimentos: o primeiro destinado ao preparo de alimentos, com capacidade para servir até 1.500 refeições por turno; o segundo para lavagem e secagem de roupas, processando até 500 quilos de vestimentas por dia; e o terceiro reservado para atendimento psicológico.

A Carreta Solidária da ADRA Brasil tem um histórico de auxílio em situações emergenciais. Nos últimos seis anos, percorreu diversas cidades do país, servindo mais de 200 mil refeições e lavando mais de 200 toneladas de roupas, reafirmando o compromisso da organização com a assistência humanitária no território nacional.

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros