“Sentimentos aceitos e respeitados são a base que leva a criança à confiar em si mesma.”
Adele Faber & Elaine Mazlish
Descrição
O objetivo do Família Acolhedora é atender crianças e adolescentes (idade de 0 a 18 anos) que foram retiradas de suas famílias por determinação judicial, prestando o atendimento às mesmas com a colação em famílias substitutas temporárias, denominadas famílias acolhedoras até que a família de origem supere as dificuldades vivenciadas e que causaram para a retirada da criança para que esta possa retornar ao convívio e cuidados de sua família.
Estando a família de origem sem condições de assumir definitivamente os cuidados das crianças estas serão encaminhadas para famílias extensa (tio, avó e avô) e caso não tenham condições para Famílias substitutas definitivas (famílias que estão no cadastro de adoção junto à vara da infância e juventude) de acordo com a determinação judicial.
As famílias acolhedoras temporárias, são pessoas/famílias da comunidade, que voluntariamente se dispõem a cuidar das crianças e adolescentes em suas residências até a decisão judicial sobre a situação das mesmas seja concluída. Estas famílias após passarem por processo de avaliação, seleção e treinamento, serão cadastradas e autorizadas pela vara da Infância e Juventude a prestarem o acolhimento das crianças e adolescentes que delas necessitarem.
Esta modalidade diferenciada de acolhimento busca oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes até que seja possível a reintegração familiar, seja na família de origem ou substituta.