O projeto Rodas de Esperança em 2023 já ajudou mais de 100 PCD físico-motora
Descrição
O projeto Rodas de Esperança recebe cadeiras de diversas locais e doadores. Essas cadeiras chegam deterioradas e na maioria das vezes seriam jogas no lixo. Com uma equipe de voluntários, o projeto faz uma restauração completa das cadeiras, pintando, soldando e recebendo novos acentos. Assim, elas voltam a ficar aptas para serem usadas por pessoas que não tem condição de comprar o equipamento para ajudar na sua locomoção.
Os voluntários fazem outra bonita iniciativa para arrecadar recursos que ajudam na compra de peças e materiais para a reforma. Eles arrecadam lacres de latinha e tampinhas de garrafa pet que são descartados na rua e vedem para levantar fundos para manutenção do projeto.
De acordo com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU), “Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.”
Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência que variam em diversos tipos. E de acordo com os dados o maior percentual de pessoas com deficiência está no Nordeste, 5,8 milhões de pessoas.
O Projeto Rodas de Esperança – Ceará, tem o objetivo de dar uma atenção maior as pessoas com deficiência física-motora ou com mobilidade reduzida. A Deficiência Físico-motora está relacionada a diferentes condições que podem comprometer a anatomia e função do aparelho locomotor, levando a limitações na mobilidade, coordenação ou fala em graus variáveis.
Acompanhe o instagram: Núncleo Jangurussu – Rodas de esperança