ADRA e USAID firmam nova parceria para apoio a migrantes venezuelanos

Projeto Providência visa combater insegurança alimentar e facilitar integração em Manaus

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), anunciou o início do Projeto Providência, uma iniciativa destinada a apoiar migrantes venezuelanos em Manaus. Este novo projeto é visto como uma continuação do ‘Projeto Alimentum’, e tem como objetivo contribuir para reduzir a insegurança alimentar entre migrantes venezuelanos que estão no Brasil há no máximo 6 meses.

O alvo é atender 5.900 pessoas nas cidades de Boa Vista e Manaus, mantendo a abordagem de um voucher eletrônico para cobrir as necessidades alimentares de pessoas em mobilidade urbana. Além da segurança alimentar, o Projeto Providência visa oferecer uma ampla gama de serviços, incluindo assistência médica e programas de integração social, com o objetivo de alcançar aproximadamente 6 mil indivíduos ao longo dos próximos 12 meses.

Critérios

Equipe que irá atuar no projeto passou por treinamento na última semana. (Foto: ADRA)

David Sánchez, gerente geral do Projeto Providência, destacou a importância de selecionar cuidadosamente os beneficiários, enfatizando a necessidade de identificar aqueles em situações de vulnerabilidade extrema. “Estamos comprometidos em garantir que nossa assistência alcance os mais necessitados, aqueles cujas circunstâncias exigem uma intervenção imediata e eficaz para melhorar suas condições de vida”, afirmou Sánchez.

O diretor da ADRA Brasil, Fabio Salles, salientou a importância da parceria com a USAID na assistência aos migrantes venezuelanos. “A colaboração entre a ADRA e a USAID tem sido crucial para fornecermos segurança alimentar e outras formas de apoio desde 2018. Graças a essa parceria, conseguimos ajudar mais de 30.000 famílias por meio de seis projetos distintos”, destacou.

Ele continuou, “Por meio desses projetos, oferecemos aos nossos amigos venezuelanos não apenas esperança, mas também oportunidades reais para uma vida melhor em nosso país. Eles puderam experimentar a compaixão, o amor e a justiça que norteiam as ações da ADRA”, salienta o líder.

Capacitação de Migrantes

Diretor da ADRA Brasil, Fabio Salles, falando aos colaboradores do projeto. (Foto: ADRA)


Além da assistência direta, o Projeto Providência se concentra na capacitação dos migrantes, oferecendo cursos de português e atividades terapêuticas. Esses programas são projetados para facilitar a integração dos venezuelanos na sociedade brasileira e promover seu bem-estar emocional e psicológico, abordando traumas e desafios decorrentes da migração e da adaptação a um novo ambiente.

História de superação

Em um cenário marcado pela crise humanitária venezuelana, a travessia de Yomarys Josefina Lopez Rivas para o Brasil se desenrola como um capítulo emblemático dessa complexa migração. Aos 53 anos, Josefina, enfrentando as adversidades impostas pela idade e pelas circunstâncias, optou por uma rota repleta de incertezas e desafios, as “trochas” – caminhos ocultos que entrelaçam a Venezuela ao estado brasileiro de Roraima.

Sua jornada, carregada de sonhos e esperanças, era impulsionada pelo desejo de reencontrar seu filho em Manaus e surpreendê-lo para seu aniversário, uma celebração que simbolizava para ela um novo começo. Contudo, o que estava planejado como um momento de alegria rapidamente se transformou em um teste de resiliência, quando enfrentou doenças e a necessidade de pedir ajuda, revelando a complexidade de recomeços em terras estrangeiras.

Esperança

Josefina encontrou no projeto Alimentum, um suporte vital em um momento de grande necessidade. Beneficiada com um cartão de alimentação, ela teve uma preocupação a menos em sua adaptação ao Brasil. O projeto também lhe abriu portas para aprender português e participar de grupos terapêuticos, fundamentais para sua integração e bem-estar emocional.

Após superar os desafios iniciais e com a ajuda providencial do projeto Alimentum, Josefina finalmente conseguiu reunir-se com seu filho em Manaus.

“Eu queria fazer uma surpresa para ele, mas acabei precisando da sua ajuda. Quando finalmente nos encontramos, foi um momento de muita emoção,” compartilhou Josefina.

Essa reunião, marcada por alegria e alívio, simbolizou um novo começo para ambos, fortalecida pelo apoio recebido através do projeto, que lhes ofereceu mais do que ajuda material – trouxe esperança e a possibilidade de reconstruir a vida em novas terras.

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros