85 alunos concluem cursos de Português e Informática Básica, por iniciativa da Visão Mundial e parceria com a ADRA Roraima

Na quinta-feira (22), 85 migrantes e refugiados venezuelanos receberam certificados dos cursos de Português e Informática Básica ministrados no Centro Internacional de Capacitação da ADRA Roraima, através do projeto “Ven, Tú Puedes!”, iniciativa da Visão Mundial.

A solenidade reuniu representantes da ADRA Roraima, Visão Mundial, SENAI Roraima, responsável pelo curso de Informática Básica, e o Centro de Educação Inspire Rebeca, responsável pelas turmas de Português como Língua de Acolhimento. O trabalho em conjunto realizado pela Visão Mundial, ADRA Roraima e as instituições de ensino, possibilita a oferta de cursos que irão agregar na jornada profissional dos beneficiários do “Ven, Tú Puedes!”.

O objetivo principal do projeto é garantir a inserção econômica de migrantes e refugiados venezuelanos no mercado de trabalho brasileiro.

A cerimônia de formatura foi marcada por apresentações musicais e discursos dos alunos das turmas de português. Esse é o momento que eles podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos no período de curso. “Eu acho que para todas as turmas, incluindo informática, não é fácil no começo, mas se você quer, vai ser muito significativo no seu dia-a-dia você ter finalizado, e ter conhecimento de coisas que não sabia antes. É muito satisfatório saber que a gente pode, e que vocês acreditam”, disse Francisco Antônio Tenia, aluno orador de uma das turmas de Português como Língua de Acolhimento.

Marvis Romero, é uma das alunas que recebeu o certificado de conclusão do curso de Informática Básica. Ela vive com seus seis filhos e diz que não ter com quem deixá-los durante o período de cursos seria uma dificuldade. No entanto, como parte da parceria com a Visão Mundial, a ADRA Roraima dispõe do Espaço ADRA Kids, especializado para atender mães como ela, que não possuem rede de apoio. “Se não há quem cuide deles, não poderia investir em meus sonhos”, declarou Marvis.

A aluna relatou nunca ter tocado em um computador antes de fazer o curso e agora se sente otimista para avançar profissionalmente no Brasil. “(…) existem muitos trabalhos em que precisa utilizar os computadores, e aprendi muito”, concluiu.

“Eu gosto muito de conhecer coisas que não aprendi pois não tinha oportunidade, mas aqui sim, posso aprender e ninguém vai me impedir de conseguir meus sonhos” – Marvis Romero, aluna do curso de Informática Básica.

O coordenador do Centro Internacional de Capacitação da ADRA Roraima, John Anderson dos Santos Morais, falou sobre o impacto que o projeto causa na vida dos seus beneficiários: “Esse certificado significa mais que a formação, ele também significa oportunidades abertas”.

Veja fotos:

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros