Acolhimento Institucional para Crianças e adolescentes

O serviço de acolhimento Institucional para crianças e adolescentes são responsáveis pelo cumprimento da medida protetiva de abrigamento. A aplicação da medida ocorre nos casos excepcionais, em que se torna necessário o afastamento temporário da criança e/ou adolescente do convívio familiar, em virtude da violação de direitos.

Público-alvo:
Crianças e adolescentes
Acolhimento Institucional para Crianças e adolescentes
Acolhimento Institucional para Crianças e adolescentes

Por ano, a Casa de Acolhimento Infantil atende cerca de 330 crianças em várias unidades no estado de Minas Gerais.

Descrição

O Serviço de Acolhimento Institucional constitui uma modalidade de atendimento prevista e recomendada pelas normativas: Orientações Técnicas — Serviço de Acolhimento para crianças e adolescentes Resolução Conjunta CNAS e CONANDA no 1/ 2009 e Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais — Resolução no 109, de 11 de novembro de 2009, que tem por objetivo trabalhar junto a rede socioassistencial a superação da violação que causou o acolhimento na perspectiva da reintegração para a família de origem e/ou extensa. Não havendo a possibilidade desta reintegração é recomendado a colocação em família substituta.
O Serviço de Acolhimento Institucional é executado através de Unidades de Acolhimento que trabalham as ações propostas para as crianças/adolescentes em grupo menores de acolhidos. Cada Unidade de Acolhimento Institucional presta assistência continuada, permanente e planejada para as crianças e adolescentes visando promover ações/atividades continuadas na área de cultura, arte, esporte e lazer, inclusão no mercado de trabalho protegido, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social fortalecendo sua autonomia e o seu protagonismo.
Assim, as ações propostas pelo Serviço de Acolhimento visam garantir e assegurar as crianças/adolescentes acolhidas o direito a um espaço educativo adequado a suas necessidades, onde os profissionais continuamente se empenham para garantir reestabelecimento das possibilidades de convívio familiar e comunitário.

**Fotos embaçadas por motivos de segurança.

Doe para este projeto!

Gleice Rocha

Coordenadora do Projeto

Mude o futuro de algúem

ADRA Regional Minas Gerais
Banco Bradesco
Agência 1408-7
Conta Corrente 440-5
CNPJ 01.467.063/0001-15

ADRA Regional Minas Gerais
(31) 3499-2570

 

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

ADRA Regional Rio de Janeiro, em parceria com a prefeitura de Nova Iguaçu realiza uma cogestão de serviços de proteção social especial de média complexidade.

A ADRA Regional Rio de Janeiro, em parceria com a prefeitura de Mesquita administra duas casas de acolhimento infantil com crianças de 0 a 17 anos , 11 meses e 29 dias.

O Projeto Geração de Renda, uma iniciativa da Regional Pernambuco, é um verdadeiro catalisador de oportunidades para pessoas de diversas idades que desejam ter uma nova oportunidade na vida.

Nosso compromisso é oferecer cursos totalmente gratuitos que capacitam os participantes a adquirirem habilidades práticas e conhecimentos essenciais para ingressarem no mercado de trabalho ou iniciarem seus próprios negócios.

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros