Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

Início » Projetos » Espírito Santo » Centro de Referência de Assistência Social

A Prefeitura de Vitória coordena este serviço em parceria com a ADRA desde 2006. Atualmente, o serviço possui 154 colaboradores da ADRA realizando a execução na parte administrativa, gerencial e técnica. Cerca de 60.000 atendimentos são feitos por ano atendendo os munícipes nas 12 unidades de atendimento espalhadas pela capital capixaba.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Nos CRAS é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à família (PAIF), que é um trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

São concedidos benefícios de transferência de renda, como o Bolsa Família, por exemplo. No CRAS é feita a pré-habilitação para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido pelo INSS; também no CRAS são concedidos benefícios eventuais, como natalidade, funeral, cesta de alimentos e outros.
Nos CRAS, as famílias também fazem a inscrição ou a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), um instrumento do Governo Federal para identificar as famílias e possibilitar a inclusão daquelas que possuem renda de até 3 salários mínimos em programas sociais.

Coordenado pelo CRAS, a Inclusão Produtiva (UIP), é um serviço que oferece cursos e palestras e, por meio do PFC, consultoria e acompanhamento financeiro e financiamento dos itens necessários para a abertura de uma microempresa.

Também possui o Projeto Projovem Adolescente, que é um serviço de convivência para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e tem por objetivo o fortalecimento de vínculos familiares e relacionais, o retorno à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadão e uma formação geral para o mundo do trabalho.

Fotos

Projetos Relacionados