Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento em família Acolhedora é um serviço de Proteção Especial do Sistema Único de Assistência Social. É uma modalidade diferenciada de proteção à criança e adolescentes que se encontram em situação de risco.

O projeto acontece na cidade de Juiz de Fora - MG e por ano cerca de 180 crianças.

Público-alvo:
Crianças e adolescentes
Família Acolhedora
Família Acolhedora

“Sentimentos aceitos e respeitados são a base que leva a criança à confiar em si mesma.”

Adele Faber & Elaine Mazlish

Descrição

O objetivo do Família Acolhedora é atender crianças e adolescentes (idade de 0 a 18 anos) que foram retiradas de suas famílias por determinação judicial, prestando o atendimento às mesmas com a colação em famílias substitutas temporárias, denominadas famílias acolhedoras até que a família de origem supere as dificuldades vivenciadas e que causaram para a retirada da criança para que esta possa retornar ao convívio e cuidados de sua família.
Estando a família de origem sem condições de assumir definitivamente os cuidados das crianças estas serão encaminhadas para famílias extensa (tio, avó e avô) e caso não tenham condições para Famílias substitutas definitivas (famílias que estão no cadastro de adoção junto à vara da infância e juventude) de acordo com a determinação judicial.
As famílias acolhedoras temporárias, são pessoas/famílias da comunidade, que voluntariamente se dispõem a cuidar das crianças e adolescentes em suas residências até a decisão judicial sobre a situação das mesmas seja concluída. Estas famílias após passarem por processo de avaliação, seleção e treinamento, serão cadastradas e autorizadas pela vara da Infância e Juventude a prestarem o acolhimento das crianças e adolescentes que delas necessitarem.
Esta modalidade diferenciada de acolhimento busca oferecer proteção integral às crianças e aos adolescentes até que seja possível a reintegração familiar, seja na família de origem ou substituta.

Doe para este projeto!

Andrezza Vaz

Coordenadora do Projeto

Mude o futuro de algúem

ADRA Regional Minas Gerais
Banco Bradesco
Agência 1408-7
Conta Corrente 440-5
CNPJ 01.467.063/0001-15

ADRA Regional Minas Gerais
(31) 3499-2570

 

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

O Núcleo de Engenheiro Coelho é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltado para o atendimento de crianças de 6 a 17 anos, que promove atividades de reforço escolar, artísticas, ambientais, recreativas e de cidadania!

Projeto Social que ocorre na cidade de Recife, no estado de Pernambuco e beneficia crianças em vulnerabilidade social.

O Núcleo de Desenvolvimento da ADRA em Araraquara, é um espaço interativo, dinâmico e acolhedor, que busca alcançar crianças, adolescentes, mulheres e suas famílias em situação de vulnerabilidade. Neste espaço são desenvolvidas diferentes atividades como: cursos profissionalizantes, atividades recreativas, atividades esportivas, música e outras atividades diferenciadas que prestam o atendimento assistencial com amor e dignidade!

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros