Mini Chefe – BA

O projeto Mine Chefe promove acesso ao desenvolvimento da educação alimentar para crianças. A iniciativa procura desenvolver em crianças e pré-adolescentes o prazer de cozinhar através da relação com os alimentos.
Público-alvo:
Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade
Mini Chefe – BA
Mini Chefe – BA

Hoje o projeto atende 45 crianças. Em setembro de 2022, aconteceu a primeira formatura do projeto, com 58 crianças

Descrição

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o projeto Cidinho na Bahia, em parceria com o curso de Nutrição da UniFTC. Foi elaborada para o público infantil com intuito de despertar o prazer de cozinhar a partir de diversas culturas culinárias, explorando o aproveitamento integral dos alimentos de acordo com o Guia Alimentar para População Brasileira, como forma de ensinar economia na cozinha.

Através de técnicas básicas e simples, usando a criatividade das crianças para praticar e degustar inúmeras receitas realizadas por eles, o Mini Chef buscou proporcionar um aprendizado divertido e descomplicado na cozinha através de aulas oferecidas pelos alunos do curso de Nutrição.

Segundo Ane Caroline Casaes, nutricionista e professora da rede UniFTC, esse sonho realizado com esse público é um grande aprendizado. “O objetivo do curso de culinária, o Mini Chef, é que a gente cresça. Cresça estimulando a criança a ter contato com alimento, a ter o alimento como amigo. E manusear a comida é a melhor forma de começar isso. Então a gente mostra a alimentação de uma forma diferente para essas crianças, que não é somente ingerir nutrientes e ficar saudável, mas também que comida tem esse efeito social”, disse.

De acordo com Luciene Rodrigues, coordenadora do projeto Cidinho, tudo foi muito proveitoso e um projeto lindo de executar. “Com ajuda da UniFTC esse sonho se tornou realidade para nós, para essas crianças e para a comunidade. Afinal, sem eles seria impossível. A ADRA não conseguiria sozinha.  É uma corrente do bem”, enfatiza.

Para Danielly Lira, estudante do curso de Nutrição, experiências como essa podem retratar que o simples para um adulto pode ser complicado para uma criança, além da iniciativa mostrar que a criança pode viver uma imersão na gastronomia e deixar de lado o medo da cozinha.

“Esse projeto que a gente está desenvolvendo, o Mini Chef, aqui no Cidinho, é uma via de mão dupla porque a gente aprende como ajudar uma criança. Por exemplo, fazer um pudim ou um hambúrguer para nós é tão simples, mas para a criança é tão surreal. Quando os pais nos agradecem, de fato sentimos que estamos doando um pouco do nosso conhecimento, é um prestígio. Sinto que estamos mudando um pouquinho a vida de cada criança”, disse a estudante.

Fonte: Formatura Mine Chef – Regional Bahia

Doe para este projeto!

Adenildes Alves

Coordenador do Projeto

Mude o futuro de algúem

ADRA Regional Bahia e Sergipe
Banco Bradesco
Agência 3566 
Conta Corrente 360002-5
CNPJ 17.798.849/0001-55

PIX: 17.798.849/0001-55

ADRA Regional Bahia
(71) 2201-5398

 

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

Desde 01/02/2016 o Projeto Esperança Viva vem lutando contra a fome na cidade de Rio Grande do Sul, através da entrega de marmitas a pessoas em situação de rua ou alta vulnerabilidade social.

O Projeto Sons de Esperança fornece aulas de música dos instrumentos viola, violão, violino, flauta transversal, clarinete e de canto coral para crianças com idades entre 8 e 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes no Gama.

Em 2022 a ADRA mobilizou 967 voluntários em diversos locais em atividades em projetos e ajuda em meio à emergências.

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros