Por ano, 388 pessoas com deficiências são atendidas, participando de diversas atividades que promovem a inclusão social.
Descrição
O Programa é executado pela ADRA no Município de Belo Horizonte, e por finalidade qualificar o Serviço de Proteção Básica no domicílio para as pessoas com Deficiência e suas famílias.
Potencializa o processo de acompanhamento sociofamiliar, mediante o desenvolvimento de atividades lúdicas dentro e fora do domicílio e/ou comunidade, objetivando a prevenção de situações de exclusão e isolamento social por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários com vistas à inclusão social.
Materializa-se por meio de visitas domiciliares programadas e de atividades lúdicas realizadas fora do domicílio em espaços públicos (praças, parques, museus, centros culturais e outros), sendo desenvolvidas por educadores sociais, nas 9 regionais de Belo Horizonte.
O instrumento de trabalho é composto por uma Mala de Recursos que fundamenta em dois aspectos que entrelaçam: mala objeto e mala conceitual.
Enquanto objeto é constituída por uma mala customizada, que contém materiais diversos (material pedagógico, livros, jogos,
Cds, brinquedos, etc).