Viva Feliz – Núcleo Alegrete – RS

Projeto dedicado aos idosos, com oficinas de artesanato, focado na saúde com educador físico, orientação sobre alimentação saudável, passeios e lazer em Alegrete - RS

Público-alvo:
Idosos
Viva Feliz – Núcleo Alegrete – RS
Viva Feliz – Núcleo Alegrete – RS

Trate o idoso assim como você gostaria de ser tratado nesta idade.

- Desconhecido -

Reproduzir vídeo

Descrição

O Viva Feliz –  é um projeto idosos, que disponibiliza atividades socializadoras, informativas, recreativas e acompanhamento sistemático de inclusão em programas e projetos educativos através de palestras motivacionais, musicalização e oficinas de: informática, atividade física, artesanato, crochê e tricô, culinária saudável e aprendem sobre os oito remédios naturais. Também, oferecemos informações por meio de palestras sobre acesso aos direitos, riscos sociais, violência contra a pessoa idosa, violência contra a mulher, filmes motivacionais e visitas a equipamentos de cultura e lazer, desenvolvendo assim o senso de pertença cidadania e acesso aos direitos sociais.

Sobre ao núcleo:

A ADRA está presente em Alegrete desde 2020. Com um núcleo instalada no bairro Cidade Alta, em uma Escola Adventista desativada, oferece atividades gratuitas que ajudam no desenvolvimento de pessoas das mais variadas faixas etárias, provenientes de diferentes bairros da comunidade Alegretense. Diariamente, circulam pelo núcleo mais de 100 pessoas que são atraídas por uma gama de atividades que apoiam no seu desenvolvimento psíquico, físico e mental.

O núcleo, em parceria com a empresa CMPC e Secretaria de Agricultura do Município de Alegrete, desenvolve um projeto de agricultura sustentável com a elaboração de uma horta comunitária que atende a 25 famílias. Atualmente, a horta serve como meio para angariar fundos com vistas ao atingimento da autossuficiência do núcleo. Além disso, a horta também ocupa aos alunos agricultores, para quem as culturas ali colhidas se revertem em renda para as próprias famílias envolvidas nessa atividade.

Além do projeto para idosos, o núcleo Alegrete também tem projetos para crianças e adolescentes, como:

Para as crianças do 1° ao 4° ano, o núcleo oferece, de segundas a quintas-feiras, no turno inverso ao da escola, aulas de reforço em alfabetização e letramento, onde as crianças aprendem a interpretar texto, números em sequência, caça palavras, ditados e consciência fonológica, rimas, decompor as palavras em sílabas e aprendem um pouco de matemática.

Para os juvenis, são oferecidas aulas de defesa pessoal, como o Jiu-Jitsu e defesa pessoal, e esportes como, por exemplo, aulas de futsal e suas regras.

Os adolescentes, por sua vez, estão inseridos nas aulas de esporte e gostam muito de realizar as aulas de informática onde aprendem a utilizar as ferramentas do Excel, Word e do Power Point, tornando-se habilitados para o trabalho como menor aprendiz. Também há aulas de musicalização – As aulas teóricas e práticas de música que são oferecidas para todas as idades. Os instrumentos ensinados são o violão, o teclado e o violino. Todos os instrumentos são emprestados, o que não impede de o público aprender a tocar com grande entusiasmo.

O núcleo também conta com o Projeto Garotas Brilhantes, onde atende mais de 20 adolescentes, que buscam aprender oficinas de culinária, palestras que promovam autoestima e empoderamento a fim de que as garotas possam vislumbrar um futuro melhor e evitar a gravidez precoce.

O núcleo da ADRA Alegrete possui uma equipe multidisciplinar engajada e que ama o que faz e é coordenado por Valdoir Dutra Lira, um ex-diretor de escola que, ao se aposentar, dedica seu tempo em gerenciar e manter vivas as atividades da ADRA nessa região. Apaixonado por servir e recém-formado em psicopedagogia clínica, vai inaugurar aulas para as crianças especiais no turno da manhã.

Acompanhe mais sobre o núcleo e os projetos no instagram: Núcleo Alegrete – Viva Feliz

 

Visite nosso projeto!

Rua Rosa Cruz, 1043
Bairro Hidráulica - Rio Grande

Cristiano de Lima Freiras

Coordenador do Núcleo

Mude o futuro de algúem

ADRA Regional Rio Grande do Sul
Banco Banrisul
Agência 0085
Conta Corrente 06.123668.0-6
CNPJ 17.578.142/0003-03

ADRA Regional Rio Grande do Sul
(51) 3245-7049

 

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

O projeto Viva Mais, reconhecido no âmbito da Assistência Social como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é uma iniciativa voltada especificamente para indivíduos com 60 anos ou mais.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de adolescentes da Modalidade II e III. Adolescentes referenciados pela Secretaria da Assistência Social de Londrina por meio da leitura territorial a qual ela disponibiliza.

O projeto Vida Digital da ADRA Paraná, acontece durante a semana, nas tardes e noites, na igreja da Vila Zumbi, no município de Colombo. Oferece cursos de iniciação básica em computação para crianças e curso avançado para adolescentes, jovens e adultos.

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros