No Dia Internacional da Educação, 24 de janeiro, um momento globalmente dedicado à valorização do aprendizado e à sua fundamental importância para o progresso humano, é essencial olhar além das estatísticas e enxergar as histórias individuais de transformação.
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No coração do interior de São Paulo, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) emerge como uma força silenciosa, mas poderosa, na realização deste objetivo. Com projetos que transcendem o mero ensino, estendendo-se ao desenvolvimento integral e ao apoio emocional, a Agência Adventista vem redefinindo o que significa educar em um cenário de desafios e oportunidades.
Superação
Na cidade de Rio Claro, São Paulo, a história de Pablo Gabriel se destaca como um exemplo de transformação e superação. Pablo, junto com seus três irmãos, ingressou em um projeto social da ADRA que se tornou um marco em suas vidas. “Quando comecei no projeto, era apenas um garoto tímido, sem muita confiança em mim mesmo”, compartilha Pablo.
No programa, Pablo não só desenvolveu habilidades em esportes como ping pong e futebol, tornando-se um dos melhores jogadores, mas também experimentou um crescimento pessoal. “Através do esporte e das atividades do projeto, consegui vencer minha timidez e construir amizades sólidas”, diz ele. Essa mudança também reverberou em sua vida familiar, melhorando a comunicação e o relacionamento com seus irmãos.
“Antes, mal conversávamos em casa. Agora, compartilhamos histórias e brincadeiras no caminho para o projeto, o que nos uniu de uma forma que nunca imaginei”, relata Pablo. Sua trajetória no programa também o inspirou a pensar no futuro com novos olhos. “Penso em trabalhar com crianças, talvez como educador social ou professor de educação física”, revela ele, demonstrando a influência positiva do projeto em suas aspirações.
Núcleo Rio Claro
No Núcleo Infantil Rio Claro, parte integrante da rede de apoio da ADRA, no qual Pablo participou, as estratégias para promover a educação e o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade são diversificadas e criativas.
Claudia Lopes, coordenadora do projeto, detalha as metodologias adotadas: “Nós utilizamos uma variedade de atividades, como a Oficina de Artes, onde os grupos criam artesanatos, celebrando datas comemorativas e aprendendo sobre o reaproveitamento de materiais. Essas atividades não apenas desenvolvem habilidades manuais, mas também estimulam a criatividade e o apreço pela arte.”
Além disso, o núcleo oferece uma gama de atividades recreativas e esportivas. “Nosso programa inclui esportes diversos, como basquete, que são fundamentais para o desenvolvimento da coordenação motora e do bem-estar físico”, explica Lopes. “Essas atividades são essenciais para incentivar a prática de esportes e fortalecer o trabalho em equipe entre as crianças.”
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Núcleo Hortolândia
Já em Hortolância, o Núcleo Vinde a Mim destaca-se por ser um local de esperança para dezenas de crianças. Fundado em 1998, este espaço não é apenas um refúgio para mais de 150 crianças e adolescentes; é um laboratório de sonhos onde o futuro é moldado através de atividades que vão desde reforço escolar até a inclusão digital, em parceria com gigantes como a Dell e o UNASP-HT.
Liliane Rigolli, a coordenadora do projeto, explica sobre o trabalho realizado: “Ajudamos nas tarefas escolares, especialmente para aqueles cujos pais têm pouca instrução, e trabalhamos para sanar dificuldades em alfabetização e matemática.” Histórias de sucesso como a de Jessica, que cresceu no projeto e agora vive na Alemanha, trabalhando na Bosch, são testemunhos vivos do impacto do núcleo.
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Núcleo Araraquara
Araraquara abriga dois núcleos distintos, cada um com sua peculiaridade e desafio. O Núcleo Vovó Josephina, que começou como um abrigo em 1990, hoje é um centro de convivência e fortalecimento de vínculos, atendendo cerca de 70 crianças e adolescentes com uma gama de atividades de desenvolvimento pessoal e educacional.
Paralelamente, o Núcleo de Desenvolvimento, em funcionamento desde 2007, foca no crescimento integral de crianças, adolescentes e mulheres, empoderando-as através de projetos como Sonho Infantil e Garotas Brilhantes.
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Núcleo Engenheiro Coelho
Já na cidade de Engenheiro Coelho apresenta uma abordagem única, com o núcleo da ADRA focado no desenvolvimento humano e fortalecimento de vínculos familiares, atendendo 80 crianças com atividades que complementam sua educação formal.
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Vidas transformadas
Hellen, Davi e Nycolas Fernando dos Anjos, irmãos que frequentam o programa SCFV há anos, compartilham como o projeto impactou significativamente suas vidas e de sua família. Hellen expressa sua gratidão pelo projeto, “Com o ADRA, tive a chance de me envolver com o violão, o que me levou a tocar na igreja e ampliou meus horizontes”. Para ela, o projeto não foi apenas uma oportunidade de aprendizado, mas também uma porta para novas experiências.
Davi, por sua vez, encontrou no projeto uma paixão pela informática. “As aulas de informática me ajudaram a desenvolver habilidades. Já consegui até criar um jogo de quebra-cabeça”, relata ele, demonstrando como o projeto alimentou sua aspiração de se tornar um programador de jogos.
Nycolas destaca a influência positiva do projeto em sua família. “Participamos de palestras sobre vícios e isso nos ajudou a entender e apoiar nosso pai, que luta contra o alcoolismo”, compartilha Nycolas. O projeto ajudou a fortalecer os laços familiares, criando um ambiente de aprendizado e apoio mútuo.
Juntos, os irmãos veem um futuro promissor, inspirados pelos ensinamentos e experiências que tiveram no ADRA. “Queremos ter boas profissões e sabemos que com o que aprendemos aqui, podemos alcançar nossos sonhos”, concluem com otimismo e gratidão.