Acolhimento Infantil – ES

O Acolhimento infantil é um projeto que garante segurança, proteção e abrigo a crianças que estão com vínculo familiar rompido e que estão em situação de abandono por diversos motivos.

Área de Atuação:
Assistência a menores em situação de vulnerabilidade
Público-alvo:
Crianças e adolescentes
Acolhimento Infantil – ES
Acolhimento Infantil – ES

O Acolhimento Infantil, ao longo dos anos, já recebeu inúmeras crianças de 0 aos 18 anos com um espaço acolhedor que as permitem interação com outras crianças, um espaço com ensino, atividades recreativas, atendimento e atenção à saúde, dentre outras possibilidades, sendo a mais importante delas devolver alegria e amor às crianças que tiveram que, mesmo tão cedo, passar por situações complexas.

Reproduzir vídeo

Descrição

Adoção: Filhos do coração

O Acolhimento Infantil é um trabalho realizado no Espírito Santo em parceria com o governo local que ocorre em alguns municípios, Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória, e tem ajuda inúmeras crianças a terem um resgate do direito de terem um desenvolvimento saudável e digno.

As crianças que são recebidas no Acolhimento Infantil são as que tiveram seus direitos básicos violado, o que já pode ser uma violência contra essa criança, por exemplo: a falta de acesso alimentação, educação, saúde, etc. O acolhimento dessas crianças é primordial pois é meio de garantir que a vida dessa criança não seja marcada até a vida adulta pela violência que vivenciou ou sofreu.

O serviço de acolhimento Institucional para crianças e adolescentes são responsáveis pelo cumprimento da medida protetiva de abrigamento. A aplicação da medida ocorre nos casos excepcionais, em que se torna necessário o afastamento temporário da criança e/ou adolescente do convívio familiar, em virtude da violação de direitos. Encaminhadas pelo Poder Judiciário e/ou Conselho Tutelar, em caráter provisório, até que seja viabilizado o retorno do acolhido ao seio familiar de origem ou, quando há impossibilidade, as crianças são encaminhadas à família substituta, que vai permitir que essa criança seja protegida e tenha seus direitos garantidos. Esse serviço segue o que é preconizado no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

As crianças podem permanecer nos abrigos até atingirem a maior idade, e a  última medida protetiva para garantir segurança a essas crianças que vivem no Acolhimento Infantil, é encontrar uma família substituta para a receba e oferte toda proteção necessária que essa criança precisa para se desenvolver com qualidade de vida.

Segundo Jaqueline Silva – assistente social 1ª vara da infância:

“a adoção não visa dar filhos a famílias que nãos os tiveram, se a ótica fosse só dar filhos aqueles que não tem, todas as famílias que procurassem seriam habilitadas. O que olhamos nessa família é a condição de oferecer as crianças elementos para o seu desenvolvimento.”

A adoção dessas crianças é feita de maneira legal e seguindo todas as instruções dos órgãos responsáveis por esse processo.  No Brasil há quase cinco mil crianças no banco nacional de adoção. Saiba mais em Como funciona a adoção no Brasil e em Desafios da adoção.

Abrigar e acolher uma criança é um dever todas as pessoas e ADRA tem o compromisso de ofertar proteção por meios de projetos como o Acolhimento Infantil.

Fotos desfocadas por motivos de segurança.

Doe para esse projeto!

Adenilton Melo - Coordenador

(27) 3255-1190

Mude o futuro de algúem

ADRA Regional Espirito Santo
Banco Banestes
Agência: 601
Conta Corrente 
29.540.002

PIX: 16.524.054/0007-81

ADRA Regional Espírito Santo
(27) 3246-9100

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

O projeto Plantando Esperança é uma iniciativa que promove o desenvolvimento sócioeconômico, cultural e ambiental para a população da comunidade do sítio Xique-Xique, localizado no municipio de São Benedito, região serrana do estado do Ceará.

Em São Benedito, já foram plantadas 40 mil mudas.

No Abrigo Bom Jesus, a nossa missão é oferecer um refúgio seguro e acolhedor para aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade social, de saúde, pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Como um abrigo 24 horas, estamos comprometidos em proporcionar cuidado, apoio e orientação para que nossos assistidos possam traçar um caminho de transformação em suas vidas.

Desde 01/02/2016 o Projeto Esperança Viva vem lutando contra a fome na cidade de Rio Grande do Sul, através da entrega de marmitas a pessoas em situação de rua ou alta vulnerabilidade social.

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros