CARE – Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes

No Brasil, existem aproximadamente 260 mil pessoas refugiadas reconhecidas. 

Área de Atuação:
Resposta a emergências e recuperação pós-crise
Público-alvo:
Refugiados, residentes em Manaus, capital do Amazonas.
CARE – Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes
CARE – Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes

Um refugiado é uma pessoa que "receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção daquele país..."

- Agência das Nações Unidas para os Refugiados -

Descrição

Por encontrar-se próxima à fronteira com a Venezuela, Manaus abriga hoje pelo menos 20 mil refugiados venezuelanos.

O Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes (CARE) nasceu em dezembro de 2018 com o objetivo de acolher, acompanhar, orientar e integrar os migrantes e refugiados que chegam ao Município de Manaus.

O que fazemos?

Auxiliamos o beneficiário durante o processo de obtenção e regularização migratória em parceria com o Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados – SISCONARE.

Viabilizamos o acesso das famílias beneficiárias a projetos sociais do Governo Brasileiro: Bolsa Família, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Mesa Brasil entre outros.

Identificamos casos de vulnerabilidade e necessidades especiais dentro das famílias beneficiárias por meio à equipe de Serviço Social. Logo, as famílias são encaminhadas a projetos especiais oferecidos pelo Governo Brasileiro.

Oferecemos Cursos Profissionalizantes e de Língua Portuguesa em parceria com o CETAM.

Atendemos necessidades básicas dos beneficiários através da distribuição de Kits de Higiene e Limpeza, Cestas Básicas, Kit Enxoval, entre outros.

Oferecemos ajuda para inserir refugiados e migrantes no mercado de trabalho formal através do projeto Meios de Vida.

Realizamos outras atividades com o objetivo de fortalecer os vínculos entre a comunidade, promover o conhecimento das oportunidades, garantia de direitos e deveres dos refugiados e migrantes.

Ajude um refugiado, agora! Com 30 reais mensais você garante:

  • Alimentos para 1 mês
  • Kit de Higiene para 1 mês
  • Assessoria Legal
  • Assessoria laboral
  • Manutenção do espaço onde funciona o CARE

Vanessa Souza

Coordenadora do CARE

Mude o futuro de algúem

+15 mil refugiados e migrantes acolhidos em 2022

Doe agora!

ADRA Noroeste
Banco Bradesco
Agência 2368
Conta Corrente 88-4
CNPJ 17.206.150/0001-59

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

O projeto Viva Mais, reconhecido no âmbito da Assistência Social como um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é uma iniciativa voltada especificamente para indivíduos com 60 anos ou mais.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de adolescentes da Modalidade II e III. Adolescentes referenciados pela Secretaria da Assistência Social de Londrina por meio da leitura territorial a qual ela disponibiliza.

O projeto Vida Digital da ADRA Paraná, acontece durante a semana, nas tardes e noites, na igreja da Vila Zumbi, no município de Colombo. Oferece cursos de iniciação básica em computação para crianças e curso avançado para adolescentes, jovens e adultos.

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros