CARE – Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes

No Brasil, existem aproximadamente 260 mil pessoas refugiadas reconhecidas. 

Público-alvo:
Refugiados, residentes em Manaus, capital do Amazonas.
CARE – Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes
CARE – Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes

Um refugiado é uma pessoa que "receando com razão ser perseguida em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, filiação em certo grupo social ou das suas opiniões políticas, se encontre fora do país de que tem a nacionalidade e não possa ou, em virtude daquele receio, não queira pedir a proteção daquele país..."

- Agência das Nações Unidas para os Refugiados -

Descrição

Por encontrar-se próxima à fronteira com a Venezuela, Manaus abriga hoje pelo menos 20 mil refugiados venezuelanos.

O Centro de Apoio e Referência a Refugiados e Migrantes (CARE) nasceu em dezembro de 2018 com o objetivo de acolher, acompanhar, orientar e integrar os migrantes e refugiados que chegam ao Município de Manaus.

O que fazemos?

Auxiliamos o beneficiário durante o processo de obtenção e regularização migratória em parceria com o Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados – SISCONARE.

Viabilizamos o acesso das famílias beneficiárias a projetos sociais do Governo Brasileiro: Bolsa Família, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Mesa Brasil entre outros.

Identificamos casos de vulnerabilidade e necessidades especiais dentro das famílias beneficiárias por meio à equipe de Serviço Social. Logo, as famílias são encaminhadas a projetos especiais oferecidos pelo Governo Brasileiro.

Oferecemos Cursos Profissionalizantes e de Língua Portuguesa em parceria com o CETAM.

Atendemos necessidades básicas dos beneficiários através da distribuição de Kits de Higiene e Limpeza, Cestas Básicas, Kit Enxoval, entre outros.

Oferecemos ajuda para inserir refugiados e migrantes no mercado de trabalho formal através do projeto Meios de Vida.

Realizamos outras atividades com o objetivo de fortalecer os vínculos entre a comunidade, promover o conhecimento das oportunidades, garantia de direitos e deveres dos refugiados e migrantes.

Ajude um refugiado, agora! Com 30 reais mensais você garante:

  • Alimentos para 1 mês
  • Kit de Higiene para 1 mês
  • Assessoria Legal
  • Assessoria laboral
  • Manutenção do espaço onde funciona o CARE

Vanessa Souza

Coordenadora do CARE

Mude o futuro de algúem

+15 mil refugiados e migrantes acolhidos em 2022

Doe agora!

ADRA Noroeste
Banco Bradesco
Agência 2368
Conta Corrente 88-4
CNPJ 17.206.150/0001-59

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

Projeto social que ocorre na cidade de Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte e beneficia crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

O projeto Desafio Solidário é uma iniciativa da ADRA Brasil para incentivar práticas saudáveis e ao mesmo tempo ajudar nossas Regionais.


Venha correr com a gente, dia 30 de abril de 2023.

A Estratégia de Mobilização Comunitária com Participação de Jovens e Adolescentes (CMAPS) é uma iniciativa do UNICEF, implementada pela ADRA Regional Roraima em Ocupações Espontâneas e Comunidades Indígenas em Boa Vista e Pacaraima. Esta estratégia é uma iniciativa conjunta de monitoramento e comunicação para mudança social e de comportamento, a partir do envolvimento de jovens na criação e desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios que suas comunidades enfrentam. Trabalhamos com Jovens migrantes e refugiados venezuelanos entre 18 e 24 anos.

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros